Gestão da qualidade
Gestão da qualidade
Este treinamento apresenta o MASP – Método de Análise e Solução de Problema, uma metodologia consagrada, eficiente e eficaz para identificar, descrever, planejar, implementar e validar as análises e soluções de problemas das organizações. O treinamento apresenta técnicas como brainstorming, 5W2H, espinha de peixe, 5 porquês, entre outras.
Este treinamento apresenta o MASP – Método de Análise e Solução de Problema, uma metodologia consagrada, eficiente e eficaz para identificar, descrever, planejar, implementar e validar as análises e soluções de problemas das organizações. O treinamento apresenta técnicas como brainstorming, 5W2H, espinha de peixe, 5 porquês, entre outras.
A utilização de uma estrutura lógica e ferramentas adequadas ajuda as equipes a assegurar que todas as etapas necessárias foram planejadas e executadas, garante que uma comunicação eficiente e consistente dos resultados das equipes foi mantida e, principalmente, assegura que a análise de causas e ações corretivas foram estabelecidas e executadas de forma mais rápida, com menor custo e focadas na eliminação das causas raízes dos problemas.
Capacitar os participantes no uso de ferramentas de fácil entendimento e aplicação que, ao serem utilizadas, vão conduzir a uma análise estruturada dos problemas de modo a obter resultados mais rápidos e efetivos em suas soluções.
Lideranças e profissionais que atuam em diversas áreas produtivas ou administrativas (por exemplo: qualidade, engenharia, manufatura, vendas, atendimento a clientes, recursos humanos, aquisição, desenvolvimento de fornecedores) interessados em conhecer ou se aprofundar no MASP – Método de Análise e Solução de Problema, para resolver problemas de forma sistêmica, buscando identificar e eliminar as causas raízes, evitando sua recorrência.
– Conceitos Gerais: o que é um problema, sintomas e abrangência
– Tipos de variação de um processo: causas comuns e especiais
– Ferramentas:
– Histograma;
– Cartas de controle;
– Capacidade de processo.
– Fatores que facilitam ou dificultam a solução de problemas
– Ciclo PDCA e etapas do MASP:
– Planejar (Plan);
– Executar (Do);
– Verificar (Check);
– Agir (Act).
– Etapa 1 – Identificação do Problema (Plan):
– 1.1 Escolha do problema;
– 1.2 Histórico do problema;
– 1.3 Perdas e ganhos viáveis;
– 1.4 Análises preliminares: Pareto, estratificação, GUITE, paynter chart;
– 1.5 Equipe: formação, papéis, trabalho em equipe, liderança;
– 1.6 Ação de contenção: objetivos e cuidados;
– 1.7 Definição preliminar do problema.
– Etapa 2 – Observação (Plan):
– 2.1 Coleta de dados: checklist, 5W2H, método É/ Não É;
– 2.2 Mapeamento do processo chave;
– 2.3 Observação no local;
– 2.4 Cronograma, orçamento e metas preliminares;
– 2.5 Revisão da definição do problema.
– Etapa 3 – Análise (Plan):
– 3.1 Levantamento das causas especiais: brainstorming, diagrama causa e efeito,
– 3.2 Escolha das causas mais prováveis;
– 3.3 Verificação das causas prováveis: diagrama de correlação, gráfico setores, DOE;
– 3.4 Teste de consistência.
– Etapa 4 – Plano de Ação (Plan):
– 4.1 Elaboração da estratégia de ação: matriz de retorno, Custo x Benefício, saving;
– 4.2 Elaboração do plano de ação.
Treinamento In Company:
O treinamento In Company é realizado diretamente nas instalações da sua empresa ou online, proporcionando uma experiência personalizada que atende às necessidades específicas da sua organização. Os certificados são emitidos digitalmente. Agende uma conversa com nossos especialistas
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