Gestão da qualidade
Gestão da qualidade
Este treinamento apresenta os modelos do MASP / A3 / 8D como metodologias consagradas, eficientes e eficazes, como brainstorming, 5W2H, espinha de peixe, 5 porquês, entre outras, para identificar, descrever, planejar, implementar e validar as análises e soluções de problemas das organizações.
Este treinamento apresenta os modelos do MASP / A3 / 8D como metodologias consagradas, eficientes e eficazes, como brainstorming, 5W2H, espinha de peixe, 5 porquês, entre outras, para identificar, descrever, planejar, implementar e validar as análises e soluções de problemas das organizações.
A utilização de uma estrutura lógica e de ferramentas adequadas ajuda as equipes a assegurar que todas as etapas necessárias foram planejadas e executadas, garante que uma comunicação eficiente e consistente dos resultados das equipes foi mantida e principalmente, assegura que a análise de causas e ações corretivas foram estabelecidas e executadas de forma mais rápida, com menor custo e focadas na eliminação das causas raízes dos problemas.
Capacitar os participantes no uso de ferramentas de fácil entendimento e aplicação que, ao serem utilizadas, vão conduzir a uma análise estruturada dos problemas de modo a obter resultados mais rápidos e efetivos em suas soluções.
Lideranças e profissionais que atuam em diversas áreas produtivas ou administrativas (por exemplo: qualidade, engenharia, manufatura, vendas, atendimento a clientes, recursos humanos, aquisição, desenvolvimento de fornecedores) interessados em conhecer ou se aprofundar no MASP/ A3/ 8D, para resolver problemas de forma sistêmica, buscando identificar e eliminar as causas raízes, evitando sua recorrência.
– Conceitos Gerais: o que é um problema, sintomas e abrangência
– Tipos de variação de um processo: causas comuns e especiais
– Ferramentas:
– Histograma;
– Cartas de controle;
– Capacidade de processo.
– Fatores que facilitam ou dificultam a solução de problemas
– Ciclo PDCA e etapas do MASP:
– Planejar (Plan);
– Executar (Do);
– Verificar (Check);
– Agir (Act).
– Etapa 1 – Identificação do Problema (Plan):
– 1.1 Escolha do problema;
– 1.2 Histórico do problema;
– 1.3 Perdas e ganhos viáveis;
– 1.4 Análises preliminares: Pareto, estratificação, GUITE, paynter chart;
– 1.5 Equipe: formação, papéis, trabalho em equipe, liderança;
– 1.6 Ação de contenção: objetivos e cuidados;
– 1.7 Definição preliminar do problema.
– Etapa 2 – Observação (Plan):
– 2.1 Coleta de dados: checklist, 5W2H, método É/ Não É;
– 2.2 Mapeamento do processo chave;
– 2.3 Observação no local;
– 2.4 Cronograma, orçamento e metas preliminares;
– 2.5 Revisão da definição do problema.
– Etapa 3 – Análise (Plan):
– 3.1 Levantamento das causas especiais: brainstorming, diagrama causa e efeito,
– 3.2 Escolha das causas mais prováveis;
– 3.3 Verificação das causas prováveis: diagrama de correlação, gráfico setores, DOE;
– 3.4 Teste de consistência.
– Etapa 4 – Plano de Ação (Plan):
– 4.1 Elaboração da estratégia de ação: matriz de retorno, Custo x Benefício, saving;
– 4.2 Elaboração do plano de ação.
– Etapa 5 – Ação (Do):
– 5.1 Treinamento;
– 5.2 Execução da ação: driblando resistências.
– Etapa 6 – Verificação (Check):
– 6.1 Comparação dos resultados;
– 6.2 Listagem dos efeitos secundários;
– 6.3 Verificação da continuidade ou não do problema;
– 6.4 Efetividade do bloqueio.
– Etapa 7 – Padronização (Act):
– 7.1 Elaboração ou alteração do padrão;
– 7.2 Gerenciamento visual: displays e controles visuais, 5 S, poka yokes;
– 7.3 Comunicação;
– 7.4 Educação ou treinamento;
– 7.5 Acompanhamento da utilização do padrão.
– Etapa 8 – Conclusão (Act):
– 8.1 Relação dos problemas remanescentes
– 8.2 Planejamento do ataque aos problemas remanescentes;
– 8.3 Reflexão.
– Etapas do A3:
– Tema;
– Histórico;
– Condição atual;
– Objetivo;
– Análise da causa fundamental;
– Contramedidas;
– Confirmação das ações (eficácia);
– Ações de acompanhamento;
– Exemplos de A3.
– Etapas do 8D:
– D0 Preparação para o global 8D e formação da equipe;
– D1 Formação da equipe;
– D2 Descrição do problema;
– D3 Ações de contenção;
– D4 Definição e verificação de causa raiz;
– D5 Escolha e verificação da ação corretiva permanente;
– D6 Implementação e validação da ação corretiva permanente;
– D7 Evitar a recorrência;
– D8 Reconhecimento da equipe e contribuições individuais.
– Exemplos e exercícios práticos ao longo do treinamento.
Treinamento In Company:
O treinamento In Company é realizado diretamente nas instalações da sua empresa ou online, proporcionando uma experiência personalizada que atende às necessidades específicas da sua organização. Os certificados são emitidos digitalmente.
Treinamento Aberto:
As inscrições podem ser feitas online ou pelo telefone. No momento da inscrição, basta imprimir o boleto, ou pagar via PagSeguro. O vencimento se dá uma semana antes do início do curso. A realização do curso está sujeita a formação de quórum, e a Setec confirmará o curso com até 5 dias úteis de antecedência via e-mail. Em caso de desistência com menos de 5 dias úteis da realização do treinamento, haverá cobrança de multa de 40% do valor da inscrição. Para cancelamentos após o início do treinamento, a Setec informa que não haverá restituição do valor pago
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