Gestão da qualidade
Gestão da qualidade
As normas da série ISO 9000 são documentos normativos de natureza técnica, que definem requisitos para estabelecer, documentar, manter e melhorar um Sistema de Garantia da Qualidade, fornecendo diretrizes para uma organização sobre como administrar e garantir a qualidade de seus produtos/serviços e processos. Em setembro de 2015 foi publicada a versão da ISO 9001:2015, que é a nova revisão das normas da série ISO 9000.
As normas da série ISO 9000 são documentos normativos de natureza técnica, que definem requisitos para estabelecer, documentar, manter e melhorar um Sistema de Garantia da Qualidade, fornecendo diretrizes para uma organização sobre como administrar e garantir a qualidade de seus produtos/serviços e processos. Em setembro de 2015 foi publicada a versão da ISO 9001:2015, que é a nova revisão das normas da série ISO 9000.
Essa versão apresenta uma nova estrutura para os requisitos visando à integração com outros sistemas de gestão (ex.: meio ambiente, segurança, etc.), determinando maior foco no cliente, alinhamento do SGQ com a estratégia da organização, pensamento baseado em risco, maior clareza na aplicação dos requisitos, tanto para produtos quanto para serviços, e flexibilização da documentação do SGQ (informação documentada).
As auditorias internas desempenham um papel fundamental para a manutenção e melhoria contínua dos sistemas de gestão, pois, por meio delas, obtêm-se as informações necessárias para avaliar o desempenho e atendimento dos requisitos, a adequação da informação documentada e a conformidade das atividades realizadas.
Os resultados das auditorias internas permitem a análise gerencial e a definição de ações corretivas e de melhorias para os sistemas de gestão. Para a adequada avaliação dos sistemas de gestão, é de suma importância que as auditorias sejam feitas de forma sistêmica e completa, por pessoal bem preparado e independente, a fim de que possam efetivamente constatar a adequação ou não do sistema de gestão em relação aos requisitos da norma ISO 9001:2015.
*Este treinamento está atualizado com a versão 2015 da ISO 9001, publicada em Setembro/2015 e com a versão 2018 da ISO 19011, publicada em Julho/2018.
Apresentar aos participantes a nova estrutura da Norma ISO 9001:2015 e a interpretação dos requisitos desta nova versão. Conhecer detalhadamente todos os requisitos normativos e permitir o seu entendimento para a transição do sistema da qualidade para os requisitos da ISO 9001: 2015, discutindo as principais diferenças entre as versões 2008 e 2015. Apresentar um resumo do processo de transição para a versão 2015.
Preparar o participante para executar auditorias internas do sistema de gestão da qualidade da sua própria organização e de sua cadeia de fornecedores. Desenvolver habilidades, comportamento e conhecimento (competências) dos auditores líderes e equipes de auditores, com base nos requisitos da ISO 9001: 2015 e ISO 19011: 2018. Demonstrar, por meio de simulação, as técnicas adequadas para a condução das auditorias.
Auditores internos trainee, júnior e sênior, bem como demais colaboradores que atuam no sistema da qualidade e desejam se tornar auditores internos. Coordenadores responsáveis pela implantação da ISO 9001:2015. Profissionais interessados na análise crítica do sistema de gestão da qualidade, de acordo com os requisitos normativos das normas série ISO 9001:2015.
– Principais mudanças versão 2015
– A nova estrutura da ISO 9001:2015 (com base no anexo SL)
– Seção 0 – Introdução:
– Princípios da gestão da qualidade;
– Abordagem por processos;
– Ciclo PDCA;
– Mentalidade de risco.
– Seção 1 – Escopo
– Seção 2 – Referência normativa
– Seção 3 – Termos e definições
– Interpretação da norma ISO 9001:2015 – Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade:
– Seção 4: Contexto da Organização;
– Seção 5: Liderança;
– Seção 6: Planejamento;
– Seção 7: Apoio;
– Seção 8: Operação;
– Seção 9: Avaliação de Desempenho;
– Seção 10: Melhoria.
– Os 7 Princípios da auditoria:
– Integridade;
– Apresentação justa;
– Atendimento pessoal;
– Confidencialidade;
– Independência;
– Abordagem baseada em evidências;
– Abordagem baseada em risco.
– Gerenciamento do programa de auditoria, visão geral baseada no PDCA
– Objetivos do programa de auditoria
– Riscos e oportunidades do programa de auditoria
– Estabelecimento e implementação do programa de auditoria:
– Papéis e responsabilidades;
– Competências;
– Abrangência do programa;
– Recursos;
– Comunicação;
– Objetivos, escopo e critérios;
– Métodos de auditoria;
– Membros da equipe auditora;
– Responsabilidades do auditor líder;
– Resultados do programa de auditoria;
– Registros do programa de auditoria;
– Monitorando o programa de auditoria;
– Melhorando o programa de auditoria.
– Etapas de execução das auditorias:
– Início da auditoria: contato inicial;
– Viabilidade;
– Análise crítica da informação documentada;
– Plano de auditoria;
– Atribuições da equipe auditora;
– Documentos de trabalho;
– Papéis e responsabilidades dos guias e observadores;
– Reunião de abertura;
– Comunicação;
– Disponibilidade de acesso às informações;
– Análise crítica da documentação;
– Coletando e verificando informações;
– Constatações da auditoria: observação, atribuição e explicação;
– Reunião de encerramento;
– Preparando e distribuindo o relatório de auditoria;
– Concluindo a auditoria;
– Acompanhamento.
– Abordagem por processos
– Competência e avaliação dos auditores:
– Comportamento pessoal;
– Conhecimento e habilidades genéricas e específicas;
– Atingindo e mantendo a competência do auditor;
– Líderes de equipe de auditoria;
– Critérios para avaliação dos auditores;
– Conduzindo a avaliação do auditor;
– Mantendo e melhorando a competência do auditor.
– Ao longo do treinamento serão realizadas análises das seções da norma, deixando claro o propósito de cada requisito, com discussões sobre exemplos práticos de aplicação.
– Estudos de caso simulando situações típicas de uma auditoria (identificação de fatos, evidências objetivas, reunião de encerramento, avaliação de eficácia, etc.).
– Prova de avaliação sobre a norma e boas práticas de auditoria para qualificação dos auditores internos.
Treinamento In Company:
O treinamento In Company é realizado diretamente nas instalações da sua empresa ou online, proporcionando uma experiência personalizada que atende às necessidades específicas da sua organização. Os certificados são emitidos digitalmente.
Treinamento Aberto:
As inscrições podem ser feitas online ou pelo telefone. No momento da inscrição, basta imprimir o boleto, ou pagar via PagSeguro. O vencimento se dá uma semana antes do início do curso. A realização do curso está sujeita a formação de quórum, e a Setec confirmará o curso com até 5 dias úteis de antecedência via e-mail. Em caso de desistência com menos de 5 dias úteis da realização do treinamento, haverá cobrança de multa de 40% do valor da inscrição. Para cancelamentos após o início do treinamento, a Setec informa que não haverá restituição do valor pago
Confira os diferenciais dos
Treinamento 100% Online
Sem necessidade de encontros presenciais
Parcele no cartão de crédito até 12x
* Valores sujeitos á mudanças de acordo com método de pagamento escolhido
Conte conosco para desenvolver as melhores soluções e alcançar
grandes resultados para o seu negócio
NEWSLETTER
Inscreva-se para atualizações exclusivas direto no seu e-mail!
A Setec faz parte do WEPs Women’s Empowerment Principles
SEGMENTOS
INSTITUCIONAL
Certificado
Solicite seu certificadoatravés deste e-mail: certificado@setecnet.com.br
Telefone: (11) 5051-3933 | E-mail: vendas@setecnet.com.br