Gestão da qualidade
Gestão da qualidade
A redução dos problemas de garantia de campo é fundamental para melhorar a satisfação do consumidor, considerando requisitos de qualidade, segurança, durabilidade e confiabilidade de veículos a curto e longo prazos. Cada vez mais globalizada em sua produção de veículos e fornecimento de componentes, a indústria aumenta sua complexidade e os termos de garantia se tornam cada vez mais duradouros e mais abrangentes. Com isso, é importante que toda a cadeia automotiva tenha a capacidade de prevenir ou resolver problemas de garantia, de maneira rápida e eficaz, para que não haja recorrência de falhas em veículos já lançados no mercado ou em futuros lançamentos.
A redução dos problemas de garantia de campo é fundamental para melhorar a satisfação do consumidor, considerando requisitos de qualidade, segurança, durabilidade e confiabilidade de veículos a curto e longo prazos. Cada vez mais globalizada em sua produção de veículos e fornecimento de componentes, a indústria aumenta sua complexidade e os termos de garantia se tornam cada vez mais duradouros e mais abrangentes. Com isso, é importante que toda a cadeia automotiva tenha a capacidade de prevenir ou resolver problemas de garantia, de maneira rápida e eficaz, para que não haja recorrência de falhas em veículos já lançados no mercado ou em futuros lançamentos.
O Guia CQI-14 aborda diretrizes para promover melhorias na satisfação do consumidor e melhoria contínua da garantia, fornecendo um processo de gerenciamento de garantia robusto e recomendado focado em uma abordagem centrada no consumidor para o gerenciamento de garantia. Essa abordagem começa com foco no consumidor final, fornecendo prática, técnicas e estudos de caso para todos os níveis da cadeia automotiva, principalmente para fabricantes de veículos e seus fornecedores.
A diretriz é organizada em etapas com as quais os parceiros da cadeia de fornecimento podem trabalhar para reduzir proativamente as taxas de incidentes de garantia e os riscos associados a estes eventos.
*Este treinamento está atualizado conforme a quarta edição publicada pelo AIAG em Abril/ 2022.
Capacitar os profissionais a avaliar os processos de gestão de garantia, utilizando o checklist de avaliação do CQI-14, para que, através de uma análise de gaps entre requisitos x áreas responsáveis pelas atividades x documentação e monitoramento, possam alcançar benefícios tais como:
– Aprimorar o processo de gerenciamento de garantia para auxiliar a atividade de melhoria contínua de uma organização, incluindo as análises NTF;
– Auxiliar na redução das taxas de incidentes de garantia, bem como contribuir para a detecção e correção mais rápidas dos problemas para as montadoras e seus fornecedores;
– Auxiliar a cadeia de fornecimento a reduzir custos, melhorar sua qualidade, aumentar a satisfação do consumidor e aumentar a fidelidade com relação às marcas das montadoras e seus fornecedores;
– Aplicar ferramentas e práticas para uma abordagem colaborativa e contínua para a melhoria dos processos de garantia, estabelecendo uma cultura de identificação de causa raiz e evitando a recorrência de falhas.
Profissionais das áreas de produto, processo, qualidade, sistema de gestão, atendimento e assistência técnica a clientes, suprimentos (compras e qualidade de fornecedores), testes, inspeções, ensaios e laboratórios que estão envolvidos com os processos de análise de garantia dos produtos fornecidos.
Plan: bases do processo de garantia, interação entre as partes interessadas do processo (consumidores, concessionários, montadoras e fornecedores), coleta de lições aprendidas e ligação com ferramentas tais como FMEA e DFSS, entre outras.
Do: implementação das lições aprendidas e ligação com ferramentas tais como APQP, FMEA, DVP&R, entre outras.
Check: monitoramento e detecção dos problemas de garantia pós inicio de produção e ligação com as ferramentas de análise e solução de problemas.
Act: prevenção de futuros eventos de garantia e a ligação com ferramentas tais como FMEA e com a análise de itens NTF (No Trouble Found).
Treinamento In Company:
O treinamento In Company é realizado diretamente nas instalações da sua empresa ou online, proporcionando uma experiência personalizada que atende às necessidades específicas da sua organização. Os certificados são emitidos digitalmente.
Treinamento Aberto:
As inscrições podem ser feitas online ou pelo telefone. No momento da inscrição, basta imprimir o boleto, ou pagar via PagSeguro. O vencimento se dá uma semana antes do início do curso. A realização do curso está sujeita a formação de quórum, e a Setec confirmará o curso com até 5 dias úteis de antecedência via e-mail. Em caso de desistência com menos de 5 dias úteis da realização do treinamento, haverá cobrança de multa de 40% do valor da inscrição. Para cancelamentos após o início do treinamento, a Setec informa que não haverá restituição do valor pago
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