A norma ISO 9001 está aprimorando alguns pontos para adaptar-se a uma linha mais contemporânea: como questões de digitalização, ética, mudanças climáticas; aumento do foco nos requisitos das partes interessadas: como identificação, monitoramento e (quando aplicável) desdobramento na cadeia de fornecedores; inclusão da resiliência da organização na continuidade de negócios: análise aprimorada de riscos e oportunidades, interrupção de fornecimento (contingências), gestão de mudanças.
Por seções podemos resumir o propósito das mudanças previstas em:
Seção 4 – Contexto
Pretende deixar mais clara a necessidade da organização identificar quais requisitos das partes interessadas serão abordados e atendidos especificamente dentro SGQ, incluindo o monitoramento e revisão tanto do contexto quanto dos requisitos das partes interessadas (processo contínuo).
Será incluída nesta seção a emenda 2024 sobre as mudanças climáticas (já em uso na versão 2015), mantendo a tendência da preocupação com a sustentabilidade do negócio.
Seção 5 – Liderança
Pretende reforçar o papel de liderança e comprometimento da alta direção, incluindo a promoção da cultura de qualidade e comportamento ético, por meio de seus valores atitudes e práticas.
Seção 6 – Planejamento
Pretende reforçar a resiliência da organização através de um gerenciamento aprimorado dos riscos e oportunidades, visando a continuidade de negócios com os clientes (capacidade de fornecer e garantir a entrega contínua e consistente de produtos e serviços) e melhoria da satisfação dos clientes).
Como tendência de publicações anteriores da ISO 9001, a nova versão vai reforçar a gestão de mudanças, deixando mais robustas as etapas a serem seguidas planejamento de mudanças do SGQ.
Seção 7 – Apoio
Pretende reforçar a necessidade do conhecimento organizacional como recurso essencial para alcançar os resultados pretendidos do SGQ.
Em relação a conscientização será incluída (correlacionado com o papel da alta direção) a necessidade de os funcionários estarem cientes da cultura da qualidade e do comportamento ético, promovidos dentro da organização.
Em relação a infraestrutura deve incluir os recursos pertinentes a trabalho remoto e/ou híbrido, mantendo a tendência de revisões anteriores, com ênfase nos recursos de tecnologia de informação/ digitais.
Seção 8 – Operação
Reforça a tendência das seções anteriores, com a preocupação da continuidade de negócios, enfatizando ainda mais a necessidade do estabelecimento de planos de contingências pela organização e a manutenção efetiva da comunicação com os clientes no caso de eventos que impactem a continuidade dos negócios.
Será dada uma ênfase maior, na consideração dos requisitos das partes interessadas (como por exemplo: requisitos de clientes), como visto em seções anteriores, incluindo o desdobramento destes requisitos para provedores externos.
Seção 9 – Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação
Em complemento com as melhorias propostas em 4.1 e 4.2, as entradas da análise crítica da direção, devem deixar mais clara a necessidade de não somente analisar as mudanças nas questões internas e externas, mas mais especificamente as mudanças nos requisitos das partes interessadas.
Seção 10 – Melhoria
Esta seção será reformulada, com a intenção de evitar a redundância, muitas vezes causadora de dúvidas, entre os requisitos atuais 10.1 e 10.3, da versão 2015. Será excluído o requisito 10.3, sendo mantido o 10.1 como Melhoria Contínua e com algumas reformulações de texto.
Entendo que a nova versão, pretende em grande parte manter a essência do conteúdo atual da versão 2015, porém com ajustes necessário para uma realidade de contínuas transformações nos propósitos das organizações (contexto interno) e na forma como ela interage com clientes, fornecedores, meio ambiente e ambiente de negócios (contexto externo).
Com certeza, como de costume, para organizações que já estão um passo a frente nestas questões, ou seja, que independente de aguardar a publicação da nova versão já trabalham nestas frentes, já na versão 2015, as adequações serão menores.
Porém, para organizações, que por quaisquer motivos, não estejam ainda colocando esforços nestas frentes, será uma oportunidade de enxergar, implementar e consolidar as oportunidades de melhoria de seus sistemas de gestão da qualidade, propostas pela ISO 9001: 2026.
Os prazos dados são: FDIS em janeiro 2026 e Norma para setembro ou outubro de 2026