O Canvas de Estratégia é uma ferramenta visual e poderosa, em uma única página, que permite comparar como sua empresa entrega valor ao cliente em relação aos concorrentes. Ele ajuda a identificar oportunidades de diferenciação e a criar um caminho único de crescimento – os princípios centrais da Estratégia do Oceano Azul.
1. Dê nome à sua indústria ou setor
Comece deixando claro o setor em que você está atuando ou deseja analisar (ex.: Bancos Digitais, Saúde Suplementar, Varejo de Moda).
2. Identifique os principais fatores de competição
Liste os elementos que o mercado valoriza e onde as empresas costumam investir para se diferenciar.
Exemplo:
- Preço
- Atendimento
- Facilidade de uso
- Variedade de produtos
- Tecnologia
- Prazo de entrega
- Experiência da marca
Esses serão os eixos horizontais do seu gráfico.
3. Avalie o nível de oferta de cada fator
Para cada fator identificado, dê uma nota de 1 a 5 (ou 0 a 10) para refletir o nível de entrega percebido pelo cliente, tanto da sua empresa quanto dos concorrentes. Por exemplo: se você tem um aplicativo intuitivo, pode se dar nota 5 em “Facilidade de uso”.
Essas notas serão plotadas no eixo vertical, formando uma “curva de valor”.
4. Conecte os pontos
Agrupe os pontos de cada fator para formar a curva estratégica atual (as-is) da sua empresa. Faça o mesmo para seus principais concorrentes (idealmente 1 a 2), traçando as curvas comparativas.
Esse gráfico revelará como cada player está posicionado em relação ao outro.
5. Analise os insights
Com as curvas prontas, pergunte-se:
- Onde estamos oferecendo mais ou menos valor?
- Existem “fatores de mais” que não geram diferencial e poderiam ser eliminados?
- Existem fatores negligenciados por todos que poderiam ser criados ou elevados?
Essas reflexões são a base para aplicar a Matriz ERRC (Eliminar, Reduzir, Elevar, Criar) e desenhar seu Canvas Estratégico futuro (to-be).
Benefícios do Canvas Estratégico
- Alinha a liderança com uma visão clara da estratégia atual.
- Identifica áreas de excesso de investimento ou oportunidades inexploradas.
- Apoia o desenvolvimento de estratégias verdadeiramente diferenciadas.
- Facilita workshops de planejamento e tomada de decisão estratégica.