Um plano de controle é um documento ativo que descreve os métodos adotados para o controle de qualidade de insumos críticos para fornecer resultados que atendam aos requisitos do cliente. Ele também fornece uma descrição escrita das medições, inspeções e verificações implementadas para controlar as peças e processos de produção.
Usado inicialmente no setor automotivo e depois adotado por diversas outras indústrias, a técnica do plano de controle pode ser aplicada a qualquer processo (por exemplo, setor de serviços, back-office, processos transacionais). A equipe deve usar um plano de controle para garantir que o processo mantenha as suas otimizações implantadas a partir de melhorias contínuas.
Padrões de qualidade
Um plano de controle é um método para documentar os elementos funcionais do controle de qualidade que devem ser implementados para garantir que os padrões de qualidade sejam atendidos para um produto ou serviço específico. A intenção do plano de controle é formalizar e documentar o sistema de controle que será utilizado.
O plano de controle, no setor automobilístico, por exemplo, é usado em um PPAP (Processo de Aprovação de Peças de Produção) se houver uma alteração no processo ou se um novo processo for implementado. Os planos de controle são mantidos de forma consistente para refletir as atualizações em tempo real.
As três fases dos Planos de controle
São as fases que detalham as atividades relacionadas ao desenvolvimento do produto e dos processos produtivos – internamente e com fornecedores:
Protótipo
Um plano de controle de protótipo é aplicável se um componente estiver na fase inicial de desenvolvimento. Isso inclui descrições de medidas, materiais e testes de desempenho que ocorrem durante o desenvolvimento de um protótipo.
Pré-lançamento
Este plano se aplica quando a fase de protótipo estiver concluída para um componente, mas a produção completa ainda não foi aprovada (ex: lote piloto, trial run, run-at-rate). Isso inclui medições de dimensões, materiais e testes de desempenho realizados após a conclusão da fase do protótipo.
Produção
Um plano de controle de produção, enfim, acontece quando um componente está em plena produção. O plano é abrangente de características, controles de processo, testes e medições realizadas durante toda a produção.
Informações do plano de controle
Confira as informações mínimas que devem constar de um plano de controle:
- Informações gerais sobre peças e fornecedores
- Número da peça
- Nome do fornecedor e informações de contato
- Datas de aprovação e revisão
- Etapas do processo e equipamento de suporte
- Número da peça / processo – corresponde às etapas no PFMEA (Modo de Falha do Processo e a Análise de Efeitos) e no diagrama de fluxo do processo
- Nome e descrição do processo – descreve detalhadamente o que cada etapa do processo realiza
- Números de referência de dispositivos, ferramentas ou máquinas especiais usadas para executar a etapa do processo
- Características do Produto e Processo
- Número da característica – Referencia um número único de cada característica que está sendo verificada
- Característica do produto ou processo (um ou outro)
- Característica do produto – Se a característica que está sendo verificada estiver em um produto, a caixa do produto será preenchida com uma descrição
- Característica do processo – Se a característica que está sendo verificada for de um processo, a caixa do processo será preenchida com uma descrição
- Características Críticas – coluna utilizada para identificar, através de simbologia específica do cliente ou da organização, as característica que estão relacionadas ao funcional, segurança, legislação, aplicáveis à componentes e veículos.
- Métodos de controle
- Especificação e tolerância – observa qualquer especificação e tolerância exclusivas para cada produto ou característica do processo que está sendo verificada
- Método de avaliação – descreve a técnica de medição usada para avaliar cada característica que está sendo verificada
- Amostra (apenas se o método de avaliação envolver uma amostra)
- Tamanho da amostra – o número de amostras de parte ou de processo coletadas para verificação da produção
- Frequência da amostra – o intervalo no qual cada amostra está sendo coletada (ou seja, amostra verificada a cada hora).
- Método de controle – especifica como o controle é mantido para cada característica (ou seja, à prova de erros, cartas de controle, etc)
- Plano de reação – descreve as ações executadas se ocorrer uma condição inesperada (ou seja, voltar a inspecionar todos os produtos produzidos após a última inspeção, segregar, etc)
Por que um plano de controle é importante?
O desenvolvimento de um plano de controle não apenas ajuda os fornecedores a avaliar seus desafios de qualidade, mas também a eliminar desperdícios de produção e manter a consistência. Além disso, os fornecedores usam planos de controle para estabelecer métodos de controle de processo durante a produção e impedir que pequenos problemas se transformem em bolas de neve e se tornem algo mais prejudicial.
A implementação de planos de controle ajuda os fornecedores a superar desafios críticos e se concentrarem nos pontos mais importantes para seus clientes, como qualidade do produto, eficiência do processo e redução de despesas.