Gestão da qualidade
Gestão da qualidade
As normas ISO 9000 definem requisitos para estabelecer, documentar, manter e melhorar um Sistema de Garantia da Qualidade, ajudando organizações a gerenciar e assegurar a qualidade de seus produtos e serviços. A versão ISO 9001:2015, publicada em setembro de 2015, trouxe mudanças importantes, como uma nova estrutura para integração com outros sistemas de gestão, foco maior no cliente, alinhamento com a estratégia organizacional, pensamento baseado em risco e maior flexibilidade na documentação. Em 2024 foi introduzido o tema de mudanças climáticadas nos itens 4.1 e 4.2 da norma.
Já as normas ISO 14000, como a ISO 14001, estabelecem requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental. A versão ISO 14001:2015 atualiza as práticas ambientais das organizações, introduzindo novos conceitos como análise de contexto, relacionamento com partes interessadas, e comunicação, promovendo uma integração mais eficaz do sistema de gestão ambiental com os processos de negócio e ajudando a reduzir riscos e custos ambientais.
➡️ Assista: Riscos e Oportunidades na ISO 9001
As normas da série ISO 9000 são documentos normativos de natureza técnica, que definem requisitos para estabelecer, documentar, manter e melhorar um Sistema de Garantia da Qualidade, fornecendo diretrizes para uma organização sobre como administrar e garantir a qualidade de seus produtos/serviços e processos.
Em setembro de 2015 foi publicada a versão da ISO 9001:2015, que é a nova revisão das normas da série ISO 9000. Essa nova versão apresenta uma nova estrutura para os requisitos visando à integração com outros sistemas de gestão (ex.: meio ambiente, segurança, etc.), determinando maior foco no cliente, alinhamento do SGQ com a estratégia da organização, pensamento baseado em risco, maior clareza na aplicação dos requisitos tanto para produtos quanto para serviços e flexibilização da documentação do SGQ (informação documentada).
As normas da série ISO 14000 são documentos normativos de natureza técnica que definem requisitos para estabelecer, documentar, manter e melhorar um Sistema de Gestão Ambiental. Em particular, a norma ISO 14001 fornece um modelo para empresas que desejam mostrar seu comprometimento com uma gestão ambiental responsável, propiciando também benefícios quanto à diminuição de riscos de multas, indenizações e outros prejuízos ambientais, bem como possíveis ganhos reais de redução de custos com resíduos em longo prazo.
A ISO 14001:2015 foi desenvolvida com o objetivo de permitir que as Organizações que a adotam respondam às necessidades cada vez mais exigentes de proteção ambiental, atualizando as práticas dos seus sistemas de gestão ambiental. A norma introduz novos conceitos como a análise de contexto, o relacionamento com partes interessadas, o pensamento baseado em risco, a perspectiva de ciclo de vida ou a comunicação, orientando as Organizações para uma integração eficaz e aprofundada do sistema de gestão ambiental aos seus processos de negócio.
*Este treinamento está atualizado conforme as versões 2015 da ISO 9001, publicada em Setembro/2015 e ISO 14001, publicada em Outubro/2015.
Apresentar aos participantes as novas estruturas das normas ISO 9001:2015 e ISO 14001, e a interpretação dos requisitos destas novas versões. Conhecer detalhadamente todos os requisitos normativos e permitir o entendimento dos requisitos para a transição do sistema de gestão da qualidade para os requisitos da ISO 9001: 2015 e do sistema de gestão ambiental para os requisitos da ISO 14001: 2015, discutindo as principais diferenças entre as versões anteriores e as novas. Apresentar um resumo do processo de transição para as versões 2015.
Gerentes, engenheiros, chefes, pessoal administrativo e suporte, responsáveis por processos e procedimentos do sistema da qualidade, gestão ambiental e integrada, que estarão coordenando e atuando na revisão e adequação dos procedimentos para a obtenção da certificação da ISO 9001:2015 e ISO 14001: 2015.
ISO 9001
– Principais mudanças versão 2015
– A nova estrutura da ISO 9001:2015 (com base no anexo SL)
– Seção 0 – Introdução:
– Princípios da gestão da qualidade;
– Abordagem por processos;
– Ciclo PDCA;
– Mentalidade de risco.
– Seção 1 – Escopo
– Seção 2 – Referência normativa
– Seção 3 – Termos e definições
– Interpretação da norma ISO 9001:2015 – Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade:
– Seção 4: Contexto da Organização;
– Seção 5: Liderança;
– Seção 6: Planejamento;
– Seção 7: Apoio;
– Seção 8: Operação;
– Seção 9: Avaliação de Desempenho;
– Seção 10: Melhoria.
Treinamento In Company:
O treinamento In Company é realizado diretamente nas instalações da sua empresa ou online, proporcionando uma experiência personalizada que atende às necessidades específicas da sua organização. Os certificados são emitidos digitalmente.
Treinamento Aberto:
As inscrições podem ser feitas online ou pelo telefone. No momento da inscrição, basta imprimir o boleto, ou pagar via PagSeguro. O vencimento se dá uma semana antes do início do curso. A realização do curso está sujeita a formação de quórum, e a Setec confirmará o curso com até 5 dias úteis de antecedência via e-mail. Em caso de desistência com menos de 5 dias úteis da realização do treinamento, haverá cobrança de multa de 40% do valor da inscrição. Para cancelamentos após o início do treinamento, a Setec informa que não haverá restituição do valor pago
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